A Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) vão apoiar o Instituto de Ciências de Saúde de Timor-Leste na formação de quadros médios daquele país.
As três instituições assinaram um protocolo que prevê apoio pedagógico e científico na estruturação dos cursos e reforço na formação dos docentes do Instituto de Ciências de Saúde de Timor-Leste (ICS), disse à Agência Lusa fonte da Fundação Calouste Gulbenkian.
A fonte salientou que o protocolo é uma resposta a um pedido das autoridades timorenses, que consideram a capacitação para o sector da saúde vital para o desenvolvimento do país.
Actualmente, o ICS ministra cursos de curta duração, de cerca de um ano, na área de enfermagem, obstetrícia, ginecologia e radiologia, além de possuir um corpo docente composto por 18 professores.
Com o projecto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, o ICS vai alargar os cursos para um período de três anos.
A fonte adiantou que o projecto não prevê a substituição de professores, mas sim a formação dos docentes existentes no ICS, além de orientação técnica e científica que ficará a cargo da Escola Superior de Tecnologia e a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.
Os cursos ministrados ao abrigo do projecto, que inicialmente terá uma duração de três anos, vão começar em Janeiro de 2008.
Inicialmente será reestruturado o curso de enfermagem geral e posteriormente obstetrícia, ginecologia, análises clínicas e radiologia,
Em comunicado, a Fundação Calouste Gulbenkian refere que tem vindo apoiar vários projectos em Timor-Leste, nomeadamente o Programa de Formação de Médicos Timorenses, em Cuba, o Programa de Aleitamento Materno e o projecto "Micro Subsídios na área da saúde".
Lido em 1 de Agosto de 2007 no http://aquietimorlestenumeroum.blogspot.com/
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
2 commentaires:
A Margarida esta tanto em Timor como eu na China, mas de qualquer maneira, toda esta luta pelo poder nao e de pessoas normais, e de loucos.
O presidente esta fazendo o possivel para resolver o problema para ja, pois que novas eleicoes dariam ao governo em exercicio mais tempo para taparem os buracos!
Sera que a tao falada sindicancia internacional aos ultimos 5 anos de governo da Fretilin e a chave de tanta teimosia?
ELES LA SABEM,"MAS A VERDADE E COMO O AZEITE VEM SEMPRE AO DE CIMA"
Sindicancia ja
Enfim pelo menos há alguém que reage e que se interessa por Timor-Leste mas é pena que seja sob anonimato, julgava que pensávamos e vivíamos em Democracia...
Enregistrer un commentaire