13 août 2007

Timor-Leste: ONU amplia apoio humanitário para áreas afetadas no Timor

13-08-2007 08:22:41


Díli, 13 Ago (Lusa) - Cinco toneladas de comida e equipamento básico de cozinha foram entregues durante o fim-de-semana nas regiões do leste de Timor Leste, dentro de uma campanha de apoio humanitário das Nações Unidas às populações afetadas pela onda de violência que atingiu o país na última semana.

Os incidentes estão relacionados com a designação do ex-presidente e líder do oposicionista Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT), Xanana Gusmão, para primeiro-ministro e a exclusão da Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), que venceu as últimas eleições legislativas sem maioria absoluta, do novo governo.

O apoio humanitário da ONU foi entregue por helicóptero nas localidades de Viqueque e Uatu Carbau a responsáveis dos governos locais, que se encarregarão da distribuição à população.

Colunas com mais apoio humanitário seguiram nesta segunda-feira, por estrada e sob escolta policial, para os distritos do leste do país. Soldados da missão de paz também estão na região (veja foto).

Estimativas das Nações Unidas indicam que mais de 150 casas foram destruídas na última semana, principalmente no leste do país, fazendo com que centenas de pessoas abandonassem suas casas.

"Muitos inocentes foram afetados por esta violência sem sentido", disse nesta segunda-feira o vice-responsável da missão da ONU no Timor Leste, Eric Tan.

Uma avaliação da situação humanitária está andamento para estudar medidas mais amplas, especialmente nos distritos do leste, onde as populações têm sido mais afetadas pela violência.

Aucun commentaire: