08 août 2007

Timor-Leste: Rogério Lobato retirado de avião por ordem da ministra Justiça

O ex-ministro timorense Rogério Lobato foi hoje retirado de um avião fretado que o deveria transportar de Díli para Kuala Lumpur por ordem da nova ministra da Justiça, Lúcia Lobato.


Rogério Lobato, que cumpre uma pena de sete anos e meio de cadeia por envolvimento na distribuição de armas a civis, tinha embarcado num voo charter para se deslocar à capital da Malásia para tratamento médico, mas foi retirado do avião por elementos dos serviços prisionais.

A ordem para se ausentar de Timor-Leste para se sujeitar a uma intervenção cirúrgica ao coração tinha sido dada a 03 de Agosto pelo juiz do processo, segundo disse fonte judicial.

Uma segunda autorização foi dada hoje, mas a partida do avião do aeroporto internacional de Díli foi impedida pela torre de controlo por ordens de Lúcia Lobato, prima do ex-ministro, disse à Lusa um dos responsáveis pelo aeroporto.

Com o ex-ministro do Interior estavam mais cinco pessoas da sua família que também seguiriam para Kuala Lumpur.

Há cerca de duas semanas, Rogério Lobato foi transferido da cadeia de Bécora para o Hospital Nacional Guido Valadares por razões de saúde.

Lido no http://aquietimorlestenumeroum.blogspot.com/

Aucun commentaire: