Timor: Ex-ministro Rogério Lobato já partiu para Kuala Lumpur
Rogério Lobato deixou hoje Timor-Leste às 16:30 (08:30 em Lisboa) em direcção a Kuala Lumpur para tratamento médico, afirmou à Lusa o advogado do ex-ministro do Interior timorense.
A saída de Rogério Lobato, que cumpre uma pena de sete anos e meio de prisão por distribuição de armas a civis em 2006, aconteceu depois de dois despachos do juiz do processo, Ivo Rosa, para o director do aeroporto internacional de Díli e o director dos Serviços de Emigração.
«O juiz afirmou aos responsáveis pelo aeroporto que incorriam em crime de desobediência se não respeitassem a autorização judicial» para a saída do ex-ministro, disse à Lusa o advogado Paulo dos Remédios.
A descolagem do avião fretado foi possível por um despacho da ministra da Justiça, Lúcia Lobato, que foi comunicado ao aeroporto cerca das 15:30 (07:30 em Lisboa), segundo o advogado.
Rogério Lobato passou cerca de 24 horas dentro do avião, que devia ter partido de Díli ao princípio da tarde de quarta-feira, mas que foi retido por ordem da nova ministra da Justiça.
«Ele passou razoavelmente a noite, mas hoje de manhã estava muito em baixo e muito enfraquecido, com a tensão muito alta», contou ainda o advogado de Rogério Lobato à Lusa.
Quarta-feira, Lúcia Lobato justificou à Lusa a sua intervenção com «garantias do arguido e garantias do Estado» de que o ex-ministro do Interior regressa a Timor-Leste após o tratamento médico.
A ministra da Justiça, que impediu a descolagem do avião fretado para Rogério Lobato poucas horas depois da posse do IV Governo Constitucional, afirmou que «não está em causa a decisão do juiz», mas sim «a confirmação dos procedimentos administrativos posteriores».
O Procurador-Geral da República, Longuinhos Monteiro, que esteve no aeroporto com Lúcia Lobato, explicou quarta-feira à Lusa que «as autoridades da Malásia e de Singapura não estavam ao corrente da saída de Rogério Lobato».
Longuinhos Monteiro acrescentou que «não se trata de interferência no processo judicial mas de garantias entre Estados, de Governo a Governo», para que Rogério Lobato tenha a segurança devida e haja garantias de que regressa a Timor-Leste depois do tratamento autorizado pelo juiz.
Diário Digital / Lusa
09-08-2007 8:53:00
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire