08 août 2007

Timor-Leste: Rogério Lobato, «legalmente fora do país», passa noite no avião

Timor Lorosae
Rogério Lobato, «legalmente fora do país», passa noite no avião


Rogério Lobato vai passar a noite na zona internacional do aeroporto de Díli, dentro do avião que o levará, quinta-feira de manhã, para fora de Timor-Leste, afirmou no local o advogado do ex-ministro do Interior.


"Rogério Lobato já está na zona internacional e não pode ser retirado porque passou os Serviços de Imigração e tem o passaporte carimbado", afirmou o advogado Paulo dos Remédios, que defendeu o ex-ministro do Interior no processo em que foi acusado pela entrega de armas a civis durante a crise de 2006, em que foi condenado a sete anos e meio de prisã.

No final de uma longa "negociação" entre o ex-ministro do Interior e a nova ministra da Justiça, Lúcia Lobato, dentro do avião, "ficou decidido que a família vai para casa descansar e Rogério Lobato e a mulher e o médico ficam no avião", explicou Paulo dos Remédios.

"O avião só tem quatro camas" e não tinha condições para acomodar os sete passageiros que estavam a bordo ao princípio da tarde para viajar para Kuala Lumpur.

A espera que se seguiu à proibição da descolagem foi tão longa, desde as 14:00 locais (06:00 em Lisboa), que as baterias do aparelho descarregaram e foi necessário trazer um gerador móvel, cerca das 22:00, para assegurar de novo iluminação dentro da aeronave.

Paulo dos Remédios confirmou que a autorização do juiz do processo para a saída do país do ex-ministro "foi assinada dia 3 de Agosto ao final do dia".

"Rogério Lobato está muito fraco e muito cansado, devido ao problema cardíaco. Sair do avião de novo aumentaria o 'stress' e o médico está a prestar-lhe assistência", explicou o advogado junto à porta do avião.

"Este impedimento de viajar foi um choque para Rogério Lobato, mais um choque desnecessário, sem qualquer cobertura legal".

Paulo dos Remédios afirmou que "até agora não há qualquer documento assinado para impedir a saída de Rogério Lobato, contrariando a ordem do tribunal, porque apenas existiu uma ordem verbal para a torre de controlo do aeroporto".

O Presidente da República, José Ramos-Horta, garantiu a Estanislau da Silva, ao final do dia, que Rogério Lobato partiria quinta-feira de manhã, declarou o - desde hoje - ex-primeiro-ministro e dirigente da Fretilin, partido de qual o ex-ministro do Interior foi vice-presidente até à sua condenação.

Aucun commentaire: