Nova Ministra da Justiça interfere com ordem do Tribunal
FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN
Comunicado para os Media
10 Agosto 2007
A FRETILIN condenou hoje a acção da nova Ministra da Justiça de Timor Leste, Srª Lúcia Lobato, pela sua interferência na Quarta-feira à tarde (8 Agosto) no bloqueamento de uma ordem judicial que autorizava o antigo Ministro do Interior, preso, a ir à Malásia para uma operação cardíaca.
"A FRETILIN no governo nunca interferiu no sistema da justiça quando Rogério Lobato, uma figura de topo da FRETILIN, foi preso, julgado, sentenciado a sete anos e meio d prisão, e falhou em ganhar o recurso ," disse hoje o deputado da FRETILIN e advogado treinado na Austrália José Teixeira .
"Contudo no primeiro dia do novo governo, há um grande abuso do sistema judicial. O novo governo devia continuar as práticas do governo anterior de respeito estrito pela independência do sistema judicial," disse o Sr Teixeira.
"Condenamos também relatos dos media internacionais que esta ordem judicial foi um “negócio” para possibilitar que o Sr Lobato 'escapasse'. Esta alegação espúria continua a manipulação selvagem anti-FRETILIN nos media internacionais esta semana.
"Os relatos dos media negligenciam o facto de a ordem judicial que autoriza Lobato a sair foi entregue por um juiz, exactamente o mesmo juiz que anteriormente tinha condenado Lobato, depois de três médicos internacionais, incluindo um médico Australiano, ter aconselhado que ele precisava de uma operação ao coração que não é disponibilizada aqui em Timor-Leste.
"O Sr Lobato ´um preso sob jurisdição em Timor Leste e deve regressar depois da cirurgia ao coração," concluiu o Sr Teixeira .
Lido no http://timor-online.blogspot.com/
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire