Unicef condena destruição de escolas no Timor-Leste
Díli, 10 ago (EFE).- O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) condenou hoje a destruição de escolas e outros centros educacionais para crianças no Timor-Leste, em meio aos distúrbios que ocorrem no país desde segunda-feira.
"O Unicef está totalmente preocupado porque, mais uma vez, são as crianças que sofrem", afirmou a representante da entidade no Timor-Leste, Shui Meng Ng.
"Pedimos aos adultos que levem em consideração o futuro de todas as crianças antes de continuar com a destruição de propriedades públicas e os distúrbios. Sem um ambiente seguro e sem aulas ou espaços educacionais apropriados todos os seus filhos receberão um impacto negativo", afirma o comunicado divulgado hoje em Díli.
O ano letivo no Timor-Leste começou na segunda-feira, mas os distúrbios interromperam as aulas em pelo menos quatro distritos desde então.
Três escolas foram danificadas no distrito de Baucau, enquanto o edifício "Child Friendly Space", que oferecia educação pré-escolar e programas para jovens e era administrado por uma ONG com apoio do Unicef, foi totalmente destruído por um incêndio criminoso.
Em outros distritos, como Lautem, Liquica e Manufahi, foram informados de atos de vandalismo semelhantes contra as escolas.
O Unicef pediu ao Governo, aos líderes políticos e à sociedade timorense que mantenham a paz para as crianças, que representam o futuro do país.
Os distúrbios são atribuídos aos seguidores e simpatizantes da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), descontentes com a nomeação de Xanana Gusmão como primeiro-ministro.
11 août 2007
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire