Jornal Nacional Semanário - 12 de Agosto de 2007
O Secretário-Geral do Partido Democrático da República de Timor (PDRT), Osório Mau Leki, declara que em Abril de 2006 o grupo “Colimau 2000” participou na demonstração com os peticionários para derrubar o Governo Constitucional liderado pelo Dr. Mari Alkatiri, salientando que o seu grupo foi utilizado por líderes para seus interesses políticos.
Osório Mau Leki referiu-se a esta questão no encontro alargado do Comité Central da FRETILIN , em Delta Nova - Comoro, Díli, domingo (5/8).
«Desejo afirmar que ao longo da crise o grupo “Colimau 2000” foi utilizado como cortina para destruir as bases da FRETILIN, o que neste momento está claro. O processo passou e aprendemos com este ele, portanto para o futuro temos uma posição clara», destacou Osório Mau Leki.
O responsável defendeu que a FRETILIN tem legitimidade, segundo a Constituição, para formar Governo. Segundo ele, se o Presidente da República entregar a formação do Governo à AMP, Timor-Leste enfrentará novamente uma grande crise constitucional que provocará um maior impacto, comparando com a crise política-militar que aconteceu no país.
O líder do “Colimau 2000” pede ao Presidente da República para entregar a formação do IV Governo Constitucional à FRETILIN, caso contrário, quando surgirem consequências negativas causadas por uma decisão diferente, não poderá atribuir a culpa aos outros e considerar-se como “Anjo Salvador”.
O grupo “Colimau 2000” tem a sua raiz na FRETILIN e conhece agora a estratégia política dos adversários deste partido, que costumam utilizar os próprios elementos da FRETILIN para destruir a FRETILIN. Portanto, aquele grupo não cairá novamente em manipulações políticas, como sucedeu em 2006, tendo sido derrubado o Governo da FRETILIN.
Segundo Osório, isso foi “política suja” dos que hoje em dia gritam pela justiça e pela democracia e, no fim, consideram-se como salvadores da nação.
A organização “Colimau 2000” tem consciência de que, afinal, não é a justiça e a verdade que esses exigem mas pelo contrário “a cadeira”, incitando membros da FRETILIN contra a FRETILIN, membros da F-FDTL, e ex-Clandestinos:
«Incitaram-nos. Não ficando satisfeitos, incitaram as F-FDTL e os grupos de artes marciais, só com a intenção de raptar o poder à FRETILIN e depois aparecerem como “anjo salvador”, enquanto a FRETILIN continua a ser desgastada», lamentou Osório Mau Leki. Falam de democracia, de justiça, mas por detrás de tudo têm ambições para raptar posições ou cadeiras através de meios não democráticos. Neste momento tudo está claro. Ao longo dessa crise, a FRETILIN foi vítima, a ex-Clandestina foi vítima, as Forças Armadas foram vítimas, de interesses políticos de alguns líderes», declara Osório Mau Leki.
Sublinha ainda que apesar de o PDRT não ter ganho a eleição e de não se envolver na LDP, pretende solicitar ao Presidente da República que a formação do Governo para o período 2007-2012 se deve basear no respeito pelos valores democráticos, entregando o poder ao partido mais votado, apesar de ganhar apenas com um voto.
Osório Mau Leki pede ao Presidente da República e aos líderes partidários o respeito pela Constituição em vigor neste país, porque a Constituição diz claramente que o partido mais votado é que deve formar Governo e indigitar o Primeiro-Ministro. Alianças ou coligações após a eleição são para o Parlamento e não para formar Governo.
Acrescentou ainda que a interpretação da Lei é clara mas os líderes políticos tentam inventar coisas porque desejam incitar o povo para cair novamente na violência.
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire