12 août 2007

Timor-Leste: Grupo armado viola crianças em orfanato

DN 12.08.07

SUSANA SALVADOR

Violência começou após a nomeação do primeiro -ministro Xanana Gusmão
O orfanato salesiano de Baguia, em Timor-Leste, foi atacado na sexta-feira à noite por um grupo armado que destruiu as instalações e violou várias crianças, incluindo uma de 12 anos. Segundo Basílio Maria Ximenes, responsável pelo convento, cerca de cem timorenses, a maioria jovens, participaram no ataque que está a ser investigado pela polícia de Baucau.

"Estas pessoas, maioritariamente jovens, que consideram as freiras e a Igreja católica os seus inimigos, não só violaram as minhas alunas mas danificaram e destruíram a escola", disse aos jornalistas. Basílio Maria Ximenes acredita que os atacantes eram apoiantes da Fretilin.

Contudo, à Antena 1, a porta-voz da polícia das Nações Unidas, Kedma Mascarenhas, disse que se registaram apenas confrontos entre dois grupos rivais nas imediações do convento e "não houve feridos entre as mulheres e as crianças".

A violência em Timor-Leste foi desencadeada pela nomeação do novo Executivo liderado por Xanana Gusmão. Apesar de o seu partido não ter vencido as eleições, o ex-presidente foi convidado por José Ramos- -Horta a formar Governo, após negociar uma coligação que lhe garante a maioria no Parlamento. O partido mais votado nas eleições de 30 de Junho foi a Fretilin, que considera a decisão do Presidente inconstitucional.

A violência política fez ontem a sua primeira vítima, uma criança no distrito de Viqueque. A informação foi revelada pelo porta-voz do Governo, Hermenegildo Pereira, que não deu mais pormenores do caso. "O primeiro-ministro está muito desapontado com esta situação em que uma criança foi morta por causa do conflito e também com o que aconteceu no convento salesiano", afirmou. "É vergonhoso para um país soberano que professa o cristianismo."

Ataque à ONU

Uma coluna de três veículos das Nações Unidas foi atacada na sexta-feira à tarde quando viajava entre as localidade de Baucau e Viqueque. Durante o ataque, um grupo não identificado apedrejou e disparou contra os veículos, tendo um dos carros sido posteriormente incendiado. Ninguém ficou ferido.

Em comunicado, o responsável da ONU em Timor-Leste, Atul Khare, já condenou o ataque, exigindo que os responsáveis sejam levados à justiça, incluindo os que tenham "inspirado" o incidente. Com Agências

Aucun commentaire: