Jornal Nacional Semanário - 12 de Agosto de 2007
O Secretário-Geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri, afirma que caso o Presidente da República entregue a formação do Governo à Aliança Maioria Parlamentar (AMP) estará a desvalorizar a Eleição Legislativa, na qual a maioria do povo depositou a sua confiança na FRETILIN.
Mari Alkatiri falou sobre esta questão em conferência de imprensa, domingo, em “Delta Nova”, Comoro.
Referindo-se aos deputados da FRETILIN que deverão abandonar o Parlamento Nacional, disse que não há necessidade de confirmar com o Presidente do Parlamento, uma vez que a FRETILIN apenas dará confirmação ao seu eleitorado e militantes que nela votaram.
Além disso, os deputados dos outros partidos não precisam de ter conhecimento sobre o “boicote” da FRETILIN:
«Abandonar ou permanecer no Parlamento Nacional é nosso direito político. O Presidente do Parlamento Nacional não tem o direito de saber por que é que abandonamos o Parlamento. Devemos dar conhecimento só aos nossos eleitores e estes é que têm o direito de confirmar o caso; Apenas vamos responder ao nosso eleitorado e não ao Presidente do Parlamento Nacional nem a deputados de outros partidos», defendeu Mari Alkatiri.
O ex-Primeiro-Ministro sublinhou que a FRETILIN tem boicotado o Parlamento porque a política do CNRT e dos seus aliados contra a FRETILIN não foi justa, por terem usado meios, como em 2006, através de demonstrações e outros, para derrubar o Governo Constitucional, sem ser através de um processo democrático.
Salientou que a FRETILIN tem os olhos claramente abertos para a conspiração que o CNRT e seus aliados efectuaram para não darem oportunidade à FRETILIN de governar o país.
Se o Presidente da República entregar a formação do Governo ao CNRT e seus aliados significa que o Presidente da República não dá valor à eleição legislativa e não valoriza os votos do povo, onde a FRETILIN foi o partido mais votado.
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire