Do Alto do Tatamailau – 16 Agosto 2007
Ainda sobre a questão da criação de um regime de comércio livre em Timor Leste, porque é que fico com a impressão de que se está a querer começar a construir a casa pelo telhado? Afinal e genericamente falando, a taxa de protecção aduaneira do país não me parece assim tão exagerada como isso embora possa, naturalmente, ser um pouco mais reduzida.
De qualquer forma, será que ela é um determinante tão decisivo quanto isso para o desenvolvimento do país? Será que não há coisas bem mais importantes e que VEXAS têm "torpedeado" a torto e a direito?
Por exemplo a existência de um sistema jurídico e de um aparelho judicial em que os agentes económicos tenham confiança e que seja célere no julgamento das causas. Os atropelos a que muitos dos actuais protagonistas têm submetido o sistema não são bons sinais, não. E a excessiva demora na resolução de problemas de natureza cível também não. A pressão a que o sistema judicial tem estado sujeito para resolver questões de natureza criminal que envolvem a prisão de pessoas tem relegado para segunda prioridade os casos de natureza cível, normalmente os mais importantes para as empresas. Há casos que andam em bolandas há cerca de cinco anos! E são casos "de cá-cá-rá-cá"!
E o que dizer de todo um ambiente de paz social, que é coisa que não se vê no país há tanto e tanto tempo?
E a existência de boas infraestruturas para facilitar a circulação de pessoas e bens?
Os políticos de topo falam também na criação de uma instituição para facilitar o investimento estrangeiro e de maiores facilidades, em geral, para este. O "probrema" é que tudo isto existe... No papel! A questão é que não passou disso porque VEXAS resolveram andar à cacetada uns com os outros, "meus"!... Razão tinha o ministro encarregue do sector quando dizia que um investidor estrangeiro só investiria no país se fosse maluco!... Seria mais um no manicómio!
Lido no http://timor-online.blogspot.com/
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire