POLÍTICO
MINISTRA ESTREIA-SE COM O TRISTE DILEMA DOS LOBATOS
timor-lorosae-nacao @ 07:45
por: Ana Loro Metan
rogerio-lobato-2.jpg
LÚCIA LOBATO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA
As notícias que vão chegando dos lados da montanha não são nada animadoras e tanto quanto consta estão a acontecer escaramuças em Viqueque e em Baucau que podemos considerar muito preocupantes e isso não é exactamente aquilo que se pretende para Timor-Leste.
Fazer arruaça não faz sentido mas já faz sentido contestar sempre o que está errado. Para isso existem formas de o fazer sem partir e incendiar aquilo que também é dos outros, como é o caso de edifícios do Estado – que a todos pertence. Muito menos fará sentido queimar e destruir casas de irmãos nossos, da Caritas que nos apoia e outros. A rapaziada tem de acalmar e contestar pacificamente, manifestando-se e expressando objectivamente o que combatem, o que contestam.
Contestação também é aquilo que está a acontecer com o caso Rogério Lobato. Contestam de um lado e de outro, os pró e os contra, mas parece-me que nem uns nem outros ainda acertaram uma que fosse. Os comentários, sobre o assunto, neste blog são disso espelho e muito mais o são na sociedade timorense, quando afinal as coisas são extremamente simples e não têm malícia.
Rogério Lobato está mal de saúde e não é de agora. Presentemente, considerando os acontecimentos, os problemas que ele já tinha agravaram-se e precisa de cuidados médicos que infelizmente não existem neste país. Se é assim, se os médicos são dessa opinião, nem sequer os juízes devem intrometer-se para obstaculizar tratamentos complicados como os de Rogério. A justiça não deve ser desumana e muito menos num país que se quer livre e democrático. É aquilo que dizem.
Por outro lado, zurzem na recém ministra da Justiça, Lúcia Lobato, sem dó nem piedade, comparando um acto que lhe compete com a “caça às bruxas” do tempo do colonialismo ou da ocupação.
Fiquem sabendo que Lúcia Lobato é uma pessoa muito justa, leal, sensível, que preza a família, mas também a competência e a transparência, entre outras virtudes. Nem queiram saber o dilema em que está aquele ser e se neste caso existe alguém que esteja a sofrer… será ela, o Rogério pela sua doença, e restante família. É um caso muito delicado que só uma grande mulher como ela saberá superar e fazer aquilo que deve sem prejuízo das suas funções ou da família. Além disso o avião, com o doente e familiares descola para a Malásia dentro de poucas horas.
Fiquem sabendo que Timor-Leste não ficou nada mal servida com esta senhora ministra da Justiça, sempre foi uma moça e peras. Para que se saiba. Imaginem só o que aconteceria se ela não se inteirasse do assunto e não exigisse transparência no processo? Quem quer estar no seu lugar?
Lido no http://timorlorosaenacao.nireblog.com/
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire