12 août 2007

Timor-Leste: Grupos de jovens manifestaram-se em Viqueque e Baucau

Protestos contra novo Governo de Timor-Leste causam a morte a uma criança
Público, 11.08.2007 - 14h24 Reuters

Grupos de jovens armados incendiaram várias casas em Viqueque e Baucau, em protesto contra a nomeação do novo primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana. Num orfanato de Baucau, várias raparigas foram violadas, incluindo uma menina de doze anos. Em Viqueque, uma criança morreu durante os ataques que já estão a ser investigados pela polícia.

Segundo informou hoje Basilio Maria Ximenes, responsável pelo orfanato salesiano Don Bosco, na região Este de Baucau, uma multidão vandalizou e destruiu a escola primária daquele orfanato, destinado a crianças pobres. Várias alunas foram abusadas sexualmente, incluindo uma menina de doze anos, disse Ximenes.

Pedro Belo, chefe da polícia de Baucau, diz que já destacou uma equipa para investigar o sucedido e deter os responsáveis.

Em Viqueque, uma criança morreu durante os ataques, informou um porta-voz do Governo, Hermenegildo Pereira. Esta é a primeira morte conhecida desde o início desta onda de violência, na semana passada. Tudo começou quando o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta ter nomeado uma coligação liderada por Xanana Gusmão para governar.

A decisão de Ramos-Horta desencadeou protestos violentos de simpatizantes do antigo partido no Governo, Fretilin, que chama a si o direito de governar depois de ter conseguido a maioria dos votos nas eleições de 30 de Junho. A Fretilin considera a decisão de Ramos-Horta inconstitucional e apelou a um boicote ao novo Governo, que tomou posse na quarta-feira.

De momento estão em Timor-Leste três mil polícias e soldados estrangeiros para ajudar a restaurar a ordem.

“O primeiro-ministro Xanana Gusmão está muito desiludido com esta situação, na qual uma criança morreu, e com o que aconteceu ontem à noite no convento salesiano”, comentou Hermenegildo Pereira. “Isto envergonha-nos enquanto nação soberana que professa o cristianismo”.

As Nações Unidas afirmam que desde o início da violência já foram incendiadas 142 casas em Viqueque e Baucau. A polícia da ONU deteve quatro pessoas em Baucau. Anteontem em Díli, foram detidas outras 17.

Publicada por Malai Azul em http://timor-online.blogspot.com/

Aucun commentaire: