31 juillet 2007

Ramos-Horta anuncia quarta-feira escolhas para novo governo

IV Governo Constitucional timorense é conhecido quarta-feira

O Presidente da República de Timor-Leste anuncia quarta-feira a sua escolha para a formação do novo executivo, à falta de acordo conhecido entre Fretilin e oposição sobre um governo de "grande inclusão".

José Ramos-Horta repetiu, na semana passada, que tomaria uma decisão sobre o IV Governo Constitucional a 1 de Agosto, após a primeira sessão do novo parlamento, que aconteceu a 30 de Julho.

Após três cimeiras de líderes políticos sob iniciativa do Presidente da República e de quase um mês de auscultações com diferentes sectores da sociedade timorense, José Ramos-Horta não conseguiu a "solução inclusiva" de governação que propôs aos partidos.

O chefe de Estado pretendia uma governação de consenso segundo um programa para, pelo menos, dois anos.

A Fretilin, que venceu as eleições de 30 de Junho sem maioria absoluta, reclama o direito de formar governo como partido mais votado.

Em alternativa, a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP) apresenta uma plataforma dos quatro maiores partidos da oposição, com o apoio não formalizado de um quinto partido, como "garantia de estabilidade".

Um primeiro teste aos equilíbrios do novo parlamento aconteceu na segunda-feira, com a eleição para presidente da assembleia de Fernando "La Sama" de Araújo, presidente do Partido Democrático (PD) e um dos líderes da AMP.

O líder do PD conseguiu uma vitória expressiva de 41 votos contra os 24 obtidos pelo candidato da Fretilin, Aniceto Guterres, num parlamento de 65 assentos.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-07-31 19:21:18

Aucun commentaire: