08 novembre 2007

RAMOS HORTA VEM A PORTUGAL PEDIR NADA!

O ENFADO MATA!
.
Pior que o tabaco, o enfado mata que se farta e não houve uma única entidade da saúde ou governo de um país que tivesse a honestidade de fazer a devida divulgação desta terrivel pandemia que assola mais de dois terços da humanidade.
Exemplo disso é o Presidente Horta, que está farto de mascar folhas de areca e cal - limpou a boca para não se ver na fotografia o vermelho da reacção quimica - e no momento do instântaneo cogitava quem devia nomear e para que cargo, para fazer mais uma recepção ao corpo diplomático e ao indiano da Manitoba que levou uma descasca do Xanana por não dar à luz.
Esqueceu-se o responsável Manitoba, por acaso indiano, de Goa e português dos três costados, de dizer ao Presidente-Primeiro-Ministro-Ministro dos Petróleos, Xanana, que os homens não dão há luz.
.
Bem, mas isto foi um àparte que apareceu no desenvolvimento do raciocinio, porque aquilo que importa referir e alertar é que realmente o enfado mata.
O remédio é dar-mos cabo do enfado antes que dê cabo de nós. Isso mesmo é o que Horta faz - tirando umas vezes por outras em que a doença é mais forte que ele.
Para além de ousar desafiar o enfado com nomeações sem nexo - caso da de Kirsty Sword - e fazer festarolas para o Corpo Diplonático e demais entidades - tipo governadores colonialistas para se entreterem na pasmaceira que governavam - Horta viaja.
Se lhe perguntarem ele acha que anda a viajar muito pouco, uma insignificância, mas como já lhe chamam o Presidente Itinerante teve de apelar à contenção.
Mesmo assim lá tem à sua disposição um jacto para umas voltas, que às vezes sai ao cair da noite e regressa pouco antes do sol nascer - são as chamadas Escaportas, quer dizer: escapadeles do Horta.
Faz bem mudar de ares e de óleo.
.
Vem agora Horta, em meados deste mês, a Portugal, às suas raízes de uma das costelas nortenhas de que é descente - também é judeu, indonésio, indiano, australiano, americano e... parece-me que também timorense, etc.
Fontes informativas em Portugal adiantaram que ele vem tratar de fazer mais umas pedinchas - para portugês formar a polícia timorense, outra vez.
É só mais uma!
Segundo disseram é basicamente isso, porque anda muito preocupado com a segurança do país e a falta de formação dos polícias timorenses.
Então, mas Portugal não deu já para esse peditório? Perguntou a consciência de alguém que a tem.
Pois pediu, mas depois a Fretilin do Ministro Lobato fez uma lavagem aos cérebros e lá se foi a formação! - desculpem mas eu tinha de responder alguma coisa.
.
Meditando sobre o assunto, a verdade é que não se justifica que Horta venha novamente pedir a mesma coisa.
Justifica-se ainda menos porque tem lá os seus amigos australianos. Menos ainda porque o comante australiano com nome de espirro alemão, Hutcheson, anunciou que as suas tropas vão ocupar todos os treze distritos do país. Para isso vão mandar vir mais uns quantos militares lá do continente australiano.
Sendo assim, para que é que Horta precisa da polícia timorense formada?
Não precisa. Nem formada, nem desformada, nem informada, nem desinformada. Não precisa, pronto!
Como território ultramarino, a Austrália tem a obrigação de zelar pela segurança de tudo e de todos e não só das elites e do petróleo, e do gás, e daquilo que lhes convém.
Horta que diga à Austrália aquilo que precisa e já está! A Austrália é rica e beneficia dos bens do território que ocupou, por isso, não tem de ser Portugal a formar o que quer que seja, para benefício dos australianos.
Horta quer é viajar e este é o pretexto.
Ah, e tal, vou ali a Portugal pedir umas coisitas...
Se não sabe devem dizer-lhe que nada é melhor contra o enfado do que andar no stress de evitar que queimem as casas aos timorenses. Andar a fazer que capturam o Reinado fujão... enfim a resolver os problemas de um país em estado de certeza só para combater o enfado.
Desculpem lá mas vou acabar por aqui e por agora. Já estou enfadado de escrever tanto e dizer tão pouco.
Cuidado, o enfado mata!
.
Mário Motta/Portugal Directo

Publicada por Fábrica dos Blogs

Aucun commentaire: