24 novembre 2007

Boas notícias...

Boas notícias chegam da Austrália com a vitória do trabalhista Kevin Rudd sobre o conservador John Howard que, abandona assim o poder após 11 anos!

O clima diz obrigado e Timor-Leste também deve estar agradecido!

Não sei se haverá muitas modificações em relação a Timor-Leste mas, haverá pelo menos uma de relevância que é a de ter maior respeito pela jovem nação.

Não esqueço que Howard tinha reconhecido a integração de Timor na Indonésia, o preço que pagou para estabelecer o acordo sobre o petróleo do Mar de Timor com Indonésia mas que teve de renegociar com a independência de Timor.

Não esqueço também que Howard permitiu-se passear em Timor, só avisando as autoridades timorenses quando já sobrevoava o território, por achar, como disse, que Timor pertence mais aos australianos do que aos próprios timorenses...

Com a visita de Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia a Díli, o Estado Timorense doou o antigo edifício militar prometido e já recuperado para Centro Cultural Timorense à Europa, é uma forma de pagar o apoio de 63 milhões de Euros prometidos pela Europa!

Enfim, foi uma forma indirecta de agradecer também a Portugal o que a Europa tem feito por Timor pelo lusófobo Ramos Horta, não estou a ver mais ninguém na União Europeia a defender e a apoiar Timor além de Portugal, por exemplo, a França sempre que pode, na União Europeia ou nas Nações Unidas, tem sido sempre hostil às ajudas a Timor.

Ramos Horta que ainda sonha em voz alta em ser Secretário-Geral das Nações Unidas, porque certamente Timor-Leste é muito pequeno e sem importância para ele, só que se esquece que normalmente há uma rotação na origem dos secretários gerais e o actual é asiático...

O presidente da República de Timor-Leste anunciou também que vai propor José Manuel Durão Barroso e a União Europeia (UE) para o Prémio Nobel da Paz de 2008.

Assim vai o andando o mundo...

1 commentaire:

fernanda a dit…

Que palhaçada, Durão abandona o país em grave crise para se refastelar em Bruxelas...em nome da granda honra que é para Portugal o "convite" muito oportuno que lhe fizeram. Só palhaços muito amiguinhos uns dos outros.