O ESTERTOR DA ONU EM TIMOR
DE QUE TÊM MEDO AS NAÇÕES UNIDAS?
.
Que se acuse publicamente Hasegawa, antigo RESG das Nações Unidas, de ter responsabilidades durante a crise de 2006, pelo seu seu apoio a um dos lados envolvidos. Hasegawa, que agora foi nomeado conselheiro do Presidente Ramos-Horta, apoiou Xanana Gusmão e Ramos-Horta para afastarem a FRETILIN e Mari Alkatiri do Governo, tomando parte de um dos lados envolvidos no conflicto e utilizando os meios das Nações Unidas para esse fim.
.
Hasegawa deu preciosas ajudas, como as ordens para evacuarem todos os funcionários das Nações Unidas, tentando provocar o colapso das instituições democráticas de Timor-Leste, nomeadamente o sistema judicial, tentativa que foi frustrada pelos juízes portugueses e brasileiros que se mantiveram nos seus postos de trabalho assegurando a soberania nacional, assim como de muitos assessores nos gabinetes dos ministros.
Como também tentou levar as testemunhas que trabalhavam para a UN a implicar o General Matan Ruak no incidente que vitimou os PNTL...
Hasegawa foi um dos principais "conselheiros" de Xanana Gusmão na estratégia de criar instabilidade em Timor-Leste que levou ao confronto armado e à necessidade de, por fim, o Governo ter de permitir a invasão das tropas australianas.
.
Malai Azul/Timor Online - título TLN
08 novembre 2007
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire