14 novembre 2011

TENHO VERGONHA !!!

A comissão nomeada pelo governo, para definir o serviço público de televisão em Portugal, acaba de entregar as conclusões (que podem ser lidas em muitos jornais) e pergunto como é possível escrever tanta asneira?... Pobre Portugal!

Trabalhei 30 anos na RTBF, rádio e televisão pública belga de língua francesa que se destina a pouco mais de 4 milhões de habitantes de Bruxelas e da Valónia para um território que não chega a 1/3 de Portugal e sem ilhas... e o serviço público tem 5 rádios e três canais de televisão!
Na Europa comunitária só dois pequenos países não têm televisão pública: o Luxemburgo e Malta!
Os governantes conservadores dos muitos países europeus que dirigiram, nunca se desfizeram das rádios e televisões públicas dos respectivos Estados, como a Espanha, a França, o Reino-Unido, a Alemanha, a Itália, a Grécia e muitos mais...

Os dirigentes portugueses são tão pequeninos, sem qualquer perspectiva e sem orgulho nenhum que nomearam esta comissão (liquidatária da RTP) com os membros escolhidos a dedo pelo Sr. Relvas para terem as propostas que desejavam e que mesmo assim, 10 dos 3 membros demitiram-se antes do fim, por divergências. Esta comissão e o governo de "Apressado Coelho" querem deixar a comunicação social em Portugal (infelizmente não é "só" a comunicação social) ainda em pior do que a relva do estádio na Bósnia...

Não é que querem fundir a RTP África e Internacional num só canal, sob controlo do governo? Não é que querem acabar com um canal de televisão generalista da RTP, de certeza o canal 1? Não é que querem acabar com a entidade reguladora da comunicação social e que as televisões, pública e privadas façam tudo o quizerem, em nome do mercado? É certo sob controlo dos tribunais, mas conhecedo a justiça em Portugal... Não que querem acabar com a Antena 3? Já é uma obsessão, depois da venda, há muitos anos, da Rádio Comercial, até parece que os jovens não podem ter uma rádio pública. Não é que querem acabar com a informação a sério, ao quererem suprimir a RTP Informação (que podia até ser colocada na TDT em vez do cabo) e com os comentários, porque a informação já é dada pelos privados? Não é que querem acabar com a memória da televisão ao quererem acabar com a RTP Memória (que também devia ir para a TDT)?

É inacreditável! Será que que os membros da comissão (e os membros do governo) nunca ouviram a rádio e viram a televisão públicas em Portugal e... no mundo?

TENHO VERGONHA !!!

Aucun commentaire: