21 novembre 2011

O QUE SE PASSA POR CÁ E LÁ FORA...

A partir de hoje vou tentar ser mais regular na minha página ENTRE CAIS até porque tenho muitas ideias para partilhar:

começa pela atualidade que vai das eleições em Espanha que deu a vitória à direita mas também aos pequenos partidos até há nomeação pela finança internacional de dois primeiro-ministros um na Itália e outro na Grécia (por Portugal não há qualquer problema porque o primeiro-ministro eleito cumpre a preceito o que lhe é ditado pela troika e às vezes até vai mais além do que é pedido para ser tido como um aluno bem comportado, em Espanha também não deve haver qualquer problema, gente da mesma família...),

há a Revolução Árabe em marcha, há dinheiro para dons do Governo à Igreja mas não há para dons de orgãos, duas pessoas morrem por dia nas estradas portuguesas devido a acidentes, apesar das boas estradas que agora temos, os políticos do PSD (e alguns do PS) continuam-nos a brindar com histórias mirabolantes e muito mais.

O galego Mariano Rajoi (Galiza que brinda por dar à Espanha governantes muito conservadores) venceu, como previsto, as eleições legislativas espanholas e sem apresentar um programa eleitoral mas, toda a gente sabe que vai sangrar, vai haver cortes em tudo, só não haverá, diz, nas pensões (ao contrário de Portugal onde "Apressado" Coelho cortou e a sério!). Foi, como em 2004, um voto sanção contra as mentiras do Governo, então com o PP de Aznar a implicar a ETA nos antentados ferroviários de Madrid que n~~ao cometeu e agora com o PS de Zapatero a dizer que tudo corria bem quando o país se estava a afundar.

Já repararam que a Espanha vai sempre atrás de Portugal, foi assim pelos menos nos Descobrimentos, na queda do fascismo e agora!!!

É de assinalar também a subida da abstenção (e não me venham dizer que foi o mau tempo, foi antes o mau humor!) e a subida dos pequenos partidos (quebrando um pouco a hegemonia dos dois grandes partidos: PP e o PSOE) em particular o Partido nacionalista Basco.

Também no Mediterrâneo mas, lá mais para Leste, na Itália e na Grécia, foram nomeados pela finança internacional (FMI e BCE com o aval da Comissão Europeia e da patroa, a chanceler alemã Merckel) dois governos de tecnocratas, não foram portanto eleitos democráticamente, foram impostos por entidades que também nunca foram eleitas!

Entretranto a Bélgica continua sem governo e tudo, por agora, vai bem! Não se pode dizer a mesma coisa deste jardim à beira-mar plantado, chamado Portugal, onde o governo, como se não houvesse mais nada para fazer, já se transformou em comissão liquidatária do Estado, começou pela Cultura e pela RTP, agora continuou com a Saúde e em breve sem dúvida vai atacar o Ensino! Enfim, o Povo português lá vai manifestar-se um destes dias, não resolverá nada para já mas sempre desanuvia, o povo talvez acorde lá para a primavera! Não é que agora o primeiro-ministro « Apressado » Coelho anunciou que vai entregar às Misericórdias 15 dos vinte e poucos hospitais nacionalizados pelo 25 de abril e que vai pagar as dividas que o Estado tem às mesmas, eu que julgava que já não havia dinheiro para mais ninguém... e lá vai mais gente para o desemprego! Lembro-me que há uns anos, poucos, um hospital no Minho de uma Misericórdia era gerido e mal por uma empresa privada espanhola. Hoje mesmo vi uma reportagem na televisão que revelava a má gestão da Misericórdia da Covilhã que está à beira da falência ... e lá vai mais gente para o desemprego! O pior ainda é quando penso na pessoa que está agora à frente da Misericórdia de Lisboa (mesmo que esta não pertença à Igreja), até me arrepio... Quando o governo diz que não tem dinheiro mas que no fundo tem para entregar às Misericórdias (da Igreja) e para a Banca mas não tem para o Banco Público de Células Estaminais até talvez porque « Apressado » Coelho quando houve falar em público, fica logo com pressa de acabar com ele. Também ouvi dizer que não há dinheiro para os dons de orgãos (Portugal até era um dos pioneiros logo a seguir à Espanha), que há mil e tal médicos a mais, eu que sempre ouvi dizer que havia falta de médicos e os jovens médicos estão a emigrar!

E assim se vai destruindo o Serviço Nacional de Saúde!

Por falar de Igreja, na Bélgica foi divulgado que padres pedófilos foram protegidos durante muitos anos pelo silêncio das autoridades eclesiásticas!

Mas nem tudo é negro, se por um lado a saúde vai ficando ainda mais a desejar (e talvez por isso) o governo vai tentar salvar algumas vítimas da autêntica guerra rodoviária, que provoca em média duas mortes por dia, ao instalar redares de controlo de velocidade nas zonas de maior número de acidentes. A Justiça também dá uma boa notícia ao ocupar-se enfim de casos relacionados com altas personalidades do país como do antigo deputado e líder parlamentar do PSD Duarte Lima que se encontra de prisão preventiva. O julgamente da « Face oculta » em que está indiciado o socialista Armando Vara, lá continua mas, quem continua a conseguir escapar à prisão a que está condenado é Isaltino Morais, presidente de Oeiras, antigo membro e até ministro do PSD.

Enfim as « Revoluções Árabes » lá vão continuando: na Tunísia já houve eleições e de onde não tem havido notícias, no Egito, tudo vai mal, nada mudou e tudo indica que os miltares gostam muito do poder e voltam a reprimir os manifestantes, mesmo se continuam a anunciar a realização de eleições, na Síria, as manifestações e as mortes continuam sem se vislumbrar uma luz ao fundo do túnel, na Líbia a guerra acabou e o clã Kadhafi também, com a prisão do último filho em fuga mas, poucas notícias vêm de lá, nem boas nem más, na Arábia Saudita a tirania continua com a proteção das Democracias Ocidentais...

Aucun commentaire: