29 novembre 2011

O FADO É PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE

A UNESCO elegeu hoje, domingo 27 de novembro, o Fado e também os Mariachi Mexicanos como fazendo parte do Património Imaterial da Humanidade, juntando-se assim ao Fandango e ao Tango!

A nossa canção lisboeta ou nacional é agora da humanidade e estamos todos de parabéns.
Pertenço a uma geração que identificava ao regime diatorial fascisante de Salazar de má memória, os três F de Fátima, Futebol e Fado.
Quanto a Fátima ainda não me habituei, quanto ao futebol ainda acho que é um anestesiante face aos verdadeiros problemas da vida e que não passa de uma grande negociata mas lá vou vendo um ou outro jogo mas quanto ao fado, isso mudei radicalmente de ideias, hoje não posso passar um dia sem o ouvir e sentir e quando trina da guitarra portuguesa vibro de emoção.
Percebo que haja gente que não aprecie o fado, sobretudo entre os jovens, até porque não se pode agradar a todos e o fado ou é muito melancólico e lento ou quando é mexido é muito à maneira folclórica que hoje pouco diz aos jovens citadinos, neste aspeto há qualquer coisa a fazer mas já há uma nova musicalidade e também melhores poemas que os jovens fadistas têm trazido a exemplo do que fizera Amália.
A continuação e a renovação do fado já estavam garantidas com a nova geração de artistas mas o facto de pertencer agora à Humanidade dá-lhe mais importância e responsabilidade.

VIVA AO FADO

Aucun commentaire: