07 mars 2013

O QUE VAI PELO MUNDO... A morte de Chavez.

O Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Rafael Chavez Frias, faleceu aos 58 anos vítima de cancro.

Logo os fugitivos venezuelanos em Miami (EUA) com os seus colegas fugitivos cubanos festejaram o contentamento, como se uma morte fosse de festejar!

A presidência de Chavez foi sem dúvida motivo de críticas, como todas as presidências e, é preciso não esquecer que foi sempre eleito democráticamente, em eleições reconhecidas internacionalmente!

O exercício do poder foi talvez musculoso mas é preciso não esquecer que a Venezuela fica na América latina e não na Europa!

Mudou muita coisa, melhoraram sobretudo as condições de vida dos pobres e para isso teve de tirar a riqueza recolhida do petróleo à minoria que o detinha, claro que isso não agradou às oligarquias que dirigiram até ali a Venezuela e ainda menos aos "protetores" norte-americanos que não deixaram no entanto de receberem a tão apetecível energia!

O que é certo é que apesar de tudo o que se possa dizer, os 500 000 portugueses que para lá emigraram por lá continuam a viver e sem vontade nenhuma em regressarem e que os negócios entre Portugal e a Venezuela prosperaram como nunca, começando pelos computadores Magalhães...

O que esteve e está em causa, é a distribuição da riqueza, por muitas corrupções que possam ocasionar e os ricos nunca gostaram de perder o que embolsaram... recorde-se os jorros de dinheiro que há para a banca e que não há para a saúde ou educação (que também são investimentos) na sociedade "liberal" em que vivemos...

(7/3/2008)

Aucun commentaire: