29 mars 2013

CRÓNICAS FERNANDINAS: LEMBRANDO ANTONIO TABUCCHI

Homenagem algo surrealista a Antonio Tabucchi hoje no Alquilone em Liège, casa cheia, bom ambiente, bons manjares luso italianos com bacalhau e tudo para matar saudades, bem regado com vinhos italianos e até o bem português vinho do Porto, ouviu-se poesia de Fernando Pessoa, bem declamada em português pelo amigo Manuel da Costa Neves e em italiano, traduzido por Tabucchi, por uma menina italiana e é sempre bonito ouvir a musicalidade italiana, já agora, um bocadinho em francês teria feito muita gente feliz...

Parti cedo é certo, pois um François que não é o Francisco que é Papa, o Hollande, ía falar na televisão e não o queria perder, como não perdi na véspera a entrevista de Sócrates mas, até sair, não fiquei a saber grande coisa de Tabucchi que repousa nos Prazeres em Lisboa, onde já repousou Fernando Pessoa.

Tabucchi foi muito mais do que um importante estudioso e tradutor de Fernando Pessoa, entre muitas obras escreveu "Afirma Pereira" que foi adaptada ao cinema e em 1991 até escreveu um livro em português: "Requiem. Uma alucinação".

Por quem lá ficou deve ter ficado a saber tudo isto e muito mais e a ouvir sem dúvida muitos belos textos de Tabucchi que é urgente descobrir para quem ainda não o leu.

Aucun commentaire: