05 décembre 2010

Caos nos aeroportos

O espaço aéreo espanhol, encerrado desde sexta-feira à noite, já foi reaberto na sua totalidade. Com a maioria dos controladores aéreos a regressarem gradualmente ao trabalho, depois do Governo ter decretado o "estado de alerta". (Público 04/12/2010)

Esta greve dos controladores aéreos em Espanha, é capaz de ter sido a primeira de muitas que vão estourar pelo mundo fora e, é normal que rebente num setor privilegiado, por saberem que são indispensáveis e por terem maior poder de compra para suportarem cortes nos salários por greve.

Quanto aos banqueiros, os faltosos por toda esta crise, ainda não vi qualquer sanção consequente e estes mesmo antes de pagarem as dívidas aos contribuintes já distribuem entre si grandes recompensas e os Estado calam-se!

Relevante também é a atitude rápida do governo do parido socialista espanhol ao chamar os militares e a declarar o estado de alerta como o franquismo o faria, é verdade que este regime democrático foi uma mera transição do regime franquista. Em Espanha o Museu da Guerra Civil ainda só mostra o lado franquista e se fala dos republicanos é só para os culpar de todos os males... É verdade também que ao pé, no museu Rainha Sofia pode-se admirar o quadro de Picasso “Guernica”... A Espanha será sempre um país de contrastes!

Sei muito bem que se estivessem no poder, tanto em Espanha como em Portugal, governos do centro-direita clássicos, as classes laboriosas sofreriam ainda mais mas, não percebo como é que os Paridos Socialistas podem diminuir os rendimentos dos mais pobres e que se continuem a chamar socialistas!

As revoltas até agora eram contidas, porque nesta sociedade de consumo, as pessoas estavam maniatadas aos banco por empréstimos por tudo e por nada mas, quando as pessoas não conseguirem pagar e ficarem sem o carro, a mobília, o plasma e o pior de tudo a casa aí, vai suceder o mesmo que aconteceu no começo do século passado e depois que não se venham queixar!

Aucun commentaire: