A velha Europa envelheceu mesmo e às vezes é mais fácil mudar uma praia inteira do que uma areia, quando não se quer mudar. Mudou-se a moeda, as regras, mas as pessoas não querem mudar.
Mudar por dentro. Só mudámos a estética. Fizemos lindas auto-estradas nos últimos anos, o dinheiro foi mal investido. Devíamos ter investido em tecnologia, em formação. Há demasiados anos que vivemos só de turismo. Tínhamos um calçado e têxteis geniais. Porque não se investiu nisso? Não mudámos mentalmente. No Brasil houve o inverso. O Lula era o final da linha e afinal tornou--se um novo começo. Estabeleceram-se parcerias com países de todo o mundo. O Brasil tornou-se um quintal onde toda a gente começou a plantar coisas. Eu sou amigo do Lula e sei que ele se cansou de tentar falar com Portugal, insistiu de mais, nos últimos anos, em tentar estreitar ligações connosco. Com quem é que Portugal tem parcerias? Nem com o mundo lusófono tem, verdadeiramente! Aliás, sempre defendi a existência de um ministério dos Assuntos Lusófonos. Já viu o que Portugal ganhava se levasse para uma reunião em Bruxelas o apoio de todo o mundo lusófono? Além disso, Portugal nunca se soube vender. Demorou muito a perceber a importância de se vender no estrangeiro. E de se vender cá dentro, também. Há tempos convidaram-me para fazer uma publicidade para dizer às pessoas que comprassem produtos nacionais. Mas tive dúvidas: de que serve esse apelo se depois as pessoas chegam ao supermercado e os produtos portugueses custam mais dinheiro? Isto quando os há nas prateleiras... O consumidor ia perguntar-me: "Ó Roberto, você está brincando, né?"
Lido no jornal "i"
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